quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tratamento psicologico para obesidade


A maior preocupação com a obesidade são os problemas fisiológicos que ela trás. Neste blog já falamos da hipertensão e da diabetes, também se conhece outras complicações que atingem a pessoa obesa como a arteriosclerose a apneia do sono, cálculos biliares; todos eles muito estudados pelos médicos. Entretanto estudos revelaram que problemas fisiológicos não se expressão tanto quanto os problemas psicológicos.

Em quase 100% dos casos de obesidade mórbida o fator psicológico do paciente se vê abalado. Isso se expressa com a autoestima baixa, depressão, vergonha. Muitos deles são discriminados o que afeta sua qualidade de vida. Erroneamente, a população acredita que os indivíduos obesos são assim por uma falta de controle e por culpa própria. Vimos durante todo o blog que não é sempre assim. Junto com a depressão e o afastamento da vida social o obeso passa a ter uma condição de vida desfavorável para sua reabilitação. Muitos obesos não procuram uma academia de ginástica pois se sentem alvos de comentários. A depressão, por outro lado, vai atuar na parte do cérebro que controla a fome e a ansiedade estimulando o apetite do individuo. A soma desses fatores não ajuda no combate a obesidade e as doenças que são adquiridas junto com ela. A terapia cognitivo-comportamental obteve resultados significativos naqueles pacientes obesos que sofriam com algum disturbio psicologico.

O trabalho do psicólogo é fundamental, para que, junto com o nutricionista e o endocrinologista, possam tratar dessa enfermidade que já se tornou uma epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário