domingo, 28 de junho de 2009

Obesidade em notícia

Uma notícia publicada no site da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), em oito de abril de 2009, revela que o índice de obesos no Brasil, atualmente de 13%, está em alta.
Embora estudos recentes mostrem que os brasileiros estão praticando mais atividades físicas e consumindo mais hortaliças e frutas, esse índice vem aumentando nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Vigitel 2008 (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) que acaba de ser divulgada pelo Ministério da Saúde, as mulheres lideram com um índice de 13,6%, enquanto que o índice de homens obesos é de 12,4%.
A primeira pesquisa Vigitel, realizada em 2006, constatou que 11,4% dos adultos brasileiros estavam obesos. Em 2007 esse índice subiu para 12,9%. Esses dados são preocupantes principalmente se tomarmos por base os dados de um estudo feito em 1975, em que esses índices eram bem menores, 2,8% dos homens e 7,8% das mulheres eram obesos no Brasil.
De acordo com o Dr. Marcio Mancini, presidente da ABESO, “os números mostram que é urgente e necessário que medidas sejam tomadas no sentido de incentivar a prevenção e o tratamento da obesidade no Brasil”.

Abaixo seguem outras porcentagens divulgadas neste relatório:

Atividades Físicas - A porcentagem de pessoas que praticam atividades físicas nos seus horários livres aumentou de 14,9% para 15,5%, entretanto 29% disseram não fazer sequer uma caminhada.
Refrigerantes – 26,7% dos adultos brasileiros afirmaram tomar refrigerantes cinco ou mais vezes por semana, sendo mais freqüente o consumo pelos homens. Outro dado importante: quanto maior a escolaridade, menor o consumo destas bebidas.

Referência: http://www.abeso.org.br/le_noticia.php?rnd=26294859&idnot=255

Nenhum comentário:

Postar um comentário