domingo, 28 de junho de 2009

A dieta de South Beach

Seguindo a linha que iniciei ontem de falar sobre dietas vou apresentar hoje mais uma dieta da moda, a dieta de south beach. Quem criou essa dieta foi o cardiologista (de novo) americano Dr. Arthur Agatston, o objetivo era novamente (assim como a dieta atkins lembram?) só de reduzir o risco de doenças cardivasculares. O fato de a dieta funcionar para emagracimento está de novo associado a restrição de carboidratos das fases iniciais e depois o objetivo vira substituir aqueles alimentos vazios do ponto de vista nutritivo por alimentos igualmente calóricos mais que possuas maior vaor nutritivo, como trocar os alimentos normais por integrais por exemplo.
Essa dieta possui 3 fases, sendo que a primeira é a única que realmente vai possuir alguma restrição significativa de carboidratos, nas outras fases há apenas a reeducação alimentar do paciente tratado com a dieta. Vamos as fases.
A primeira fase dura 2 semanas, nela vão ser retirados os seguintes alimentos ou produtos de consumo: todas as bebidas alcoólicas, todas as frutas e sucos, legumes ricos em reserva energética de amido como batata, inhame, cenoura, milho e beterraba, também serão retirados os queijos gordos (cheddar principalmente no exemplo da dieta americana), pão, cereais, arroz, macarrão e os alimentos assados em geral. As carnes devem ser de peixe e aves e devem ser cortes magros de preferência que não contenham pele (no caso do frango), os laticínios devem ser todos desnatados, as saladas estão liberadas e óleos insaturados (óleo de oliva por exemplo) podem ser consumidos, os temperos devem ser sem açúcar e os doces estão restritos a 75 calorias diárias (deve dar só um pedacinho da barra de chocolate por dia).
A segunda fase vai durar até que se atinja o peso desejado, nessa fase podem se reintroduzir os seguintes alimentos: as frutas e sucos, desde que não se tome sucos industrializados, pode-se consumir batata doce e arroz integral e pães e massas também integrais, recomenda-se também alimentos a base de soja e pode-se consumir chocolate amargo e meio amargo com moderação (o difícil deve ser consumir esses chocolates sem moderação, pois são muito fortes!). Lembrando que ainda são proibidos a batata comum (puro amido), a beterraba, o milho e os alimentos com farinha refinada como pão branco, arroz branco e os cookies (no caso da dieta americana), mas a observação dos cookies vale para todos os biscoitos industrializados mais comuns como bono, negrasco, passatempo e afins.
A terceira fase não compreende nenhuma restrição em si, é apenas um estímulo a que seja mantida a reeducação alimentar que foi feita por toda a vida. Assim a dieta de south beach parece amigável e realmente parece querer alcançar resultados a longo prazo ao propor uma reeducação alimentar para a vida toda. Ainda existem poucos estudos feitos de forma prolongada com a dieta, mas ela não parece oferecer grandes riscos aqueles que fazem a dieta, parece assim que essa é uma dieta boa e altamente recomendável.
Referências bibliográficas: www.dietasesaude.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário