segunda-feira, 15 de junho de 2009

Eixo hormonal na obesidade.



Apresentei na quarta passada um seminário sobre a bioquímica da obesidade, na aula de bioquímica que acabou não sendo gravado por algumas falhas técnicas. Nesse sentido vou escrever alguns textos comentando do conteúdo das minhas apresentações para fornecer algum subsidio para a prova, entretanto considero que tais textos têm relevância para qualquer pessoa que se interesse por esse assunto. Logo desejo uma boa leitura.



Minha proposta de apresentação se baseou em apresentar algumas correlações entre alguns hormônios e o seu papel como causador ou conseqüência da obesidade. Sendo difícil de caracterizar esse papel - algumas vezes - pois, a obesidade é uma doença de cunho multifatorial envolvendo fatores genéticos, hormonais, psíquicos, comportamentais, metabólicos, sociais.



Quando analisamos especificamente a questão da obesidade do ponto de vista hormonal vale destacar que o nível e função de diversos hormônios encontram se alterados no individuo obeso. Entretanto não é conhecido se as adaptações são meramente adaptativas e fisiológicas ou se possuem papel na gênese ou perturbação da obesidade.



Nesse sentido se justificar questionar qual a importância de estudar esses hormônios uma vez que seu papel definitivo na analise dessa patologia em boa parte das vezes ainda não esta definido. Esse conhecimento se justifica na medida em que garante a melhor compreensão das fisiopatologias associadas ao excesso de peso, evita erros de diagnostico e ainda motiva estudos que possam resultar em intervenções terapêuticas.



Nesse sentido estarei pautando minha linha de textos nesse período no sentido de explicar melhor a suposta atuação de cada hormônio apresentado em meu painel.
Qualquer duvida sobre minha apresentação ou sobre os textos a serem publicados estou inteiramente a seu dispor para tentar saná-las. Para tanto disponibilizo meu email (roneyvargasbarata@hotmail.com) e posso disponibilizar alguns artigos complementares.



Boa noite e aguardem novos contatos o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário