domingo, 21 de junho de 2009

Grupos de risco


Taxa de prevalência de excesso de peso
Em 2005 foi publicado o último estudo sobre obesidade feito pelo Ministério da Saúde. Apresentaremos alguns resultados para mostrar que a obesidade tem se tornado uma morbidade cada vez mais comum. A pesquisa foi feita em 17 capitais e o distrito federal. Os dados adquiridos foram divididos em três tópicos: sexo, faixa etária e escolaridade. A obesidade foi considerada como IMC >= 25 kg/m2.

Nos resultados de prevalência de obesidade relacionados ao sexo os resultados foram que das 18 capitais, 5 tem predomínio de mulheres obesas e nas outras 13 o predomínio é de indivíduos do sexo masculino.

Já os dados que relacionam a obesidade com a faixa etária ( pessoas entre 15-24 anos; 25-49 anos; acima de 50 anos) indicaram que a obesidade prevalece nas pessoas acima de 50 anos em todas as 18 capitais.

Por último vem o estudo relacionado ao nível de escolaridade. Neste estudo observou-se a prevalência de obesidade em indivíduos com o ensino fundamental incompleto ou completo. Os resultados apontam que em 14 capitais a obesidade afeta na maioria as pessoas com ensino fundamental incompleto e em 4 capitais a obesidade afeta mais a pessoas com ensino fundamental completo.

Resumindo o estudo, os grupos com maior incidência de obesidade são as pessoas com mais de 50 anos, os homens e os indivíduos com ensino fundamental incompleto.

Os dados foram retirados do site do Ministério da Saúde, de sua base de dados, o DATASUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário