segunda-feira, 22 de junho de 2009

Painel do trabalho de bioquímica da obesidade 2




Oi pessoal, estou colocando no blog a minha apresentação do trabalho de obesidade. Eh uma pequena explicação do painel 2 que falava do tema tecido adiposo e adipocinas. Espero que ajude a todos.

Tecido Adiposo
A unidade básica da obesidade é o tecido adiposo, uma especialização do tecido conjuntivo. O tecido adiposo se divide em 2 grandes grupos: o tecido adiposo branco e o marrom. Quando o indivíduo apresenta uma grande proporção de tecido adiposo ele sofre de obesidade. Esse aumento de tecido adiposo pode apresentar-se de 2 formas: aumento do número de adipócitos e o aumento estrutural do adipócito. O adipócito no decorrer do desenvolvimento aparece como uma diferenciação de células mesenquimáticas que formarão os pré-adipócitos. Essas células novas recebem sinais nervosos (Sistema Nervoso Simpático) e hormonais para captar e armazenar os lipídios adquiridos na dieta, principalmente. A adipogênese (produção de tecido adiposo) decai com o envelhecimento, isso se da porque as células adiposas perdem sua capacidade de diferenciação desde pré-adipócitos a adipócitos maduros.

Localização do tecido adiposo
Existe tecido adiposo visceral, encontrado perto de órgãos internos como ao redor dos rins e em volta do intestino. Outra localização é a subcutânea abdominal, muito desenvolvida em obesos. Pode trazer complicações como hipertensão. Há também a gordura glúteo-femoral que e mais desenvolvida em mulheres por suas características sexuais femininas, caracteriza a obesidade ginoide. Por ultimo, existe o acumulo intramuscular, que auxilia no deslizamento do músculo entre as fascias que o revestem.

Funções do tecido adiposo
-Proteção mecânica
-Armazenar calorias
-Termogênese
-Endócrina

A função termogénica acontece principalmente em um determinado tipo de tecido adiposo, o tecido adiposo marrom. Ele é descrito como multilocular por conter várias pequenas gotas de lipídios, além de ser marrom pela quantidade de vasos sanguíneos próximos aos acúmulos de adipócitos e ao alto teor de mitocôndrias nestas células. As mitocôndrias nas células desse tecido são diferentes. Uma grande parte das mitocôndrias desacopla a fosforização oxidativa da cadeia de transporte de elétrons, usando a energia como calor, que dissipa pelo tecido para os vasos sanguíneos, aquecendo o sangue e conseqüentemente o corpo.
A função endócrina foi descoberta a alguns anos. Em 1994 foi descoberta a leptina um hormônio fundamental no controle da obesidade. Nos anos seguintes foram descritas várias outras substâncias secretadas pelos adipócitos. Essas substâncias ganharam o nome de adipocinas (adipokines). Hoje em dia se conhece cerca de 50 adipocinas. Elas são classificadas de acordo com suas funções:
-Regulação do apetite e do balance energético
-Imunitária/ inflamatória
-Regulação da sensibilidade a Insulina
-Angiogênica
-Regulação da pressão sanguínea
-Regulação do metabolismo de lipídios
-Regulação da homeostase

Algumas adipocinas e suas funções serão descritas a seguir:
TNF α
É uma substância pró-inflamatória que provoca a diminuição da resposta à insulina, através da diminuição da expressão de GLUT-4, fosforilação do receptor de insulina não permitindo sua auto-fosforilação. Na obesidade observa-se valores elevados dessa adipocina.

IL-6
Na família das interleucinas (IL) existem alguns componentes secretados pelo adipócito. A IL-6 tem função imune e endócrina. São sintetizadas principalmente pela gordura visceral. É atribuído um papel na regulação do metabolismo de lipídios e da glicose. Essa adipocina inibe a lipoproteína lípase, induz a lipólise e estimula a captação de glicose. Exames comprovam que na obesidade seus níveis aumentam.

Adiponectina
Essa proteína é sintetizada de acordo com os níveis nutricionais. Regula a homeostase de lipídios e glicose, potencializa a ação da insulina a nível hepático, inibe a produção de glicose hepática, estimula a oxidação de lipídios. Funciona em cooperação com a AMPK Estudos revelam que sua presença inverte o estado de resistência a insulina produzida por outras substâncias. Os níveis de adiponectina encontram-se baixos no quadro de obesidade.

PAI-1
O inibidor da ativação do plasminogénio 1 (PAI-1) é produzido no fígado e em pequena proporção no adipócito, porém em indivíduos obesos, os adipócitos são as principais fontes. A sua produção é estimulada por insulina e corticóides. O nível de PAI-1 está relacionado com o incremento da gordura visceral. Essa proteína é a promotora da formação de placas ateromatosas. O aumento dos níveis de PAI-1 está ligado ao enfarte agudo do miocárdio e trombose venosa.


Metabolismo do adipócito
Quando falamos de metabolismo nos referimos as suas funções endócrinas e metabólicas. As funções endócrinas do adipócito são fortemente reguladas por uma variedade de fatores. Assim também, a função metabólica ( de síntese e degradação de lipídeos) é regulada intensamente. A lipólise por exemplo depende da fosforilação e ativação de PKA e AMPc. Alguns hormônios desencadeiam essa cascata, como as catecolaminas e o glucagón. Para a lipogênese, um componente fundamental para o armazenamento de TAG é o glicerol 3 fosfato. Esse composto provem em concentrações importantes, da via glicolítica. A via glicolítica é estimulada por insulina que também estimula a formação de enzimas que funcionam nessa via. A insulina alem do mais tem a função de estimular a desfosforilação de enzimas que atuam na formação de triacilglicerois.

Bibliografia:
-British Nutrition Fundation; Report 4: what are adipokines and what do they do?
-Arquivo Brasileiro de Endocrinologia Metabologia vol.48 no.6 São Paulo Dec. 2004
-Tecido adiposo e regulação metabólica; Arquivo Brasileiro de Endocrinologia Metabologia vol. 50 no. 2 Abril 2006
-Acta medica portuguesa 2006; 19: 251- 256
-Ross e Lynn; Histologia Texto e Atlas 3ª edição
-Latarjet y Ruiz Liard; Tratado de anatomia humana 4ª edición Tomo I
-Jorde y Carey; Genética Médica 3ª edición.

Nenhum comentário:

Postar um comentário