sexta-feira, 26 de junho de 2009

O que é pirâmide alimentar?


Muitas pessoas conhecem a ilustração que responde pelo conceito de pirâmide alimentar, mas poucos sabem da importância desse conceito para a saúde pública em geral. Esse conceito é tão importante que existe até lei para regulamentar como deve ser feita a ilustração da pirâmide, é a regulamentação de legislação complementar número 39, de 21 de março de 2001. Essa ilustração constitui um guia para uma alimentação saudável, onde é possível escolher todos os alimentos necessários para o balanço energético diário.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, que são regulados na sua altura de acordo com a porcentagem de carboidratos que representam no consumo diário total, ou seja, os alimentos na base da ilustração representam maior parte do consumo calórico total e os do topo menor. Isso não significa que alguns alimentos tenham menos importância que outros, pois cada grupo alimentar é fonte de nutrientes específicos e essencias a uma alimentação saudável.

Vamos aos grupos:

Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia.Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.

Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.

Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.

Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.

Pode-se ver que não falei do grupo das leguminosas que são essencialmente iguais, em valor nutritivo, as frutas e verduras, no entanto, todos os grupos são necessários para suprir as necessidades nutricionais do indivíduo.

A importância de um guia para alimentação saudável desde a infância se destaca quando lembramos que as doenças crônicas não transmissíveis são hoje, no Brasil, a maior causa de morte da população. Só para relebrar elas são: doenças cardivasculares, colesterol e triagliceróis sanguíneos elevados, pressão alta e diabetes. Todas elas estão diretamente relacionadas com a obesidade. Cuidados com a moderação alimentar podem previnir e controlar essas doeças crônico-degenerativas, lembrando sempre que é recomendável consultar um nutricionista.

referências bibliográficas: www.diabetes.org.br

créditos da imagem :S.T.PhILIPP et al. 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário