quinta-feira, 2 de julho de 2009

Relação entre sono e obesidade


Estimulado pelo fato de estar dormindo muito pouco nesses últimos dias, prova disso e que estou começando a escrever esse post depois da meia noite e pela apresentação do grupo de extremos sobre o sono. Veio-me a idéia de escrever alguma coisa sobre isso.
A obesidade como reforçado diversas vezes nesse blog é uma epidemia na sociedade moderna, embora seja muito fortemente preponderante a pré-disposição genética, o que justifica esse aumento nas ultimas décadas são fatores ambientais. Nesse campo as pesquisas fazem grande menção a alteração nos hábitos alimentares, outro fator que pode ter características importantes talvez seja a alteração dos padrões de sono.
A epidemiologia demonstra isso claramente nos Estados Unido a proporção de jovem com período de sono inferior a 7 horas em 1960 foi de 15,6% e 2001 de 37,1%. Essa característica foi associada a um aumento alarmante na obesidade durante o mesmo período.
O ganho de peso associado a redução de sono se deve a alteração entre os níveis de ghrenina e leptina com aumento do primeiro e redução do segundo como aponta a revisão bibliográfica realizada no artigo base desse post. Isso tende a aumentar a fome e reduzir o consumo energético assim reduzindo o balanço energético total do individuo.
Essas alterações também provocam alterações comportamentais como que favorecem a obesidade como demonstrado no quadro a cima
Bibiolgrafia:
Relação entre sono e obesidade: uma revisão da literatura -Cibere Aparecida Crisoim

Nenhum comentário:

Postar um comentário