quinta-feira, 2 de julho de 2009

Analisando o papel dos hormônios na obesidade (Cortisol)




Como já havia postado anteriormente, estava disposto a fazer um breve resumo da minha apresentação do painel, pois devido a algumas falhas técnicas esse não possível de ser gravado.
Logo esse texto é uma ótima oportunidade de estudo para a prova de múltipla escolha do Prof. Dr. Marcelo Hermes, visto em geral nosso tempo é bastante limitado
Vale destacar primeiramente que o nível de diversos hormônios encontrasse alterado durante a obesidade, entretanto ainda há duvida se essas variações são meramente adaptativas e fisiológicas ou possuem na gênese e perpetuação da obesidade.
O primeiro hormônio que me disponho a questionar é o cortisol. Existem diversas evidencias na literatura que há uma maior ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em pacientes obesos, particularmente naqueles com distribuição central de gordura. Há maior freqüência na liberação de pulso de ACTH, mas o nível basal é normal. Não é conhecendo se esta alteração influencia a liberação de cortisol pelas glândulas adrenais.
Em um estudo realizado por LOTTENBERG e cols sobre a farmacocinética de cortisol na obesidade foi demonstrado que o “clearance” metabólico de cortisol tem forte correlação com a quantidade de gordura abdominal. Logo quanto maior a quantidade de gordura abdominal, maior o clearence metabólico de cortisol, resultando em redução dos níveis plasmáticos, e maior estimulo do eixo HHA
Logo conclui-se que de acordo com a literatura que apesar de não haver hipercortilismo bioquímico, o hipercortilismo funcional presente na obesidade abdominal poderia contribuir para a síndrome metabólica, cujas características se assemelham em muito às manifestações clinicas da síndrome de Cushing.
Esse fato se deve a um aumento da atividade glicocorticóide da gordura abdominal devido a maior ativação local da 11-beta-hidroxiesteroide, que catalisa a interconversão de cortisona para cortisol nas células-alvo.
Estudos recentes têm avaliado a atividade da 11-beta-hidroxiesteroide no tecido adiposo humano tem revelado que quanto maior o IMC maior a expressão dessa enzima e houve correlação positiva ente a expressão e anormalidade metabólicas.
Aguarde um pouco que daqui a pouco faço outas correlações entre hormônios e essa questão de saúde publica.

Um comentário:

  1. Olá, existe alguma forma de se trabalhar com a nutrição sobre a ação do cortisol?

    ResponderExcluir