quinta-feira, 2 de julho de 2009

Analisando o papel dos hormônios na obesidade (Eixo Somatotrófico)

Provavelmente os senhores estão se perguntando por que o resumo esta ficando, substancialmente maior que a apresentação. A resposta é óbvia não havia tempo hábil na apresentação para fazer todos esses questionamentos das interações hormonais a cerca dessa condição dessa morbidade que á a obesidade. Agora vou comentar um pouco do GH
Níveis reduzidos de GH e baixa resposta a GH a estímulos são característicos da obesidade. Em modelos animais de obesidade genética, o numero de células somatotróficas é reduzido na hipófise. Em humanos, constata-se diminuição do numero de pulsos de GH, e maior depuração. Todas estas alterações são revertidas em obesos com a perda de peso.
A leptina pode ser um dos fatores hipotalâmicos implicados nas alterações. Em animais, tem efeito inibitório na secreção de GH através de efeitos no GHRH e neuropeptídio Y no hipotálamo. Elevações agudas ou crônicas nos níveis de ácidos graxos livres ocasionam inibição da liberação de GH pela hipófise. AGL encontram-se elevados em condições de hiperinsulemia tal como a obesidade.
Alguns autores acreditam que as alterações do eixo somatotrófico de obesos possam ser mal-adaptativas. As características de distribuição de gordura corporal e dislipidemia similares aos pacientes com déficit de GH decorreriam do nível baixo de IGF1 total.
Em uma meta-análise de 16 estudos publicados sobre a administração de GH em obesos com distribuição predominantemente central de gordura, não se encontraram evidências para benefícios metabólicos da administração de GH na obesidade na ausência de deficiência de GH verdadeira. Pelo contrário, quase todos os estudos relataram efeitos negativos do GH no metabolismo de glicose. Portanto, apesar da perda de gordura visceral ser atingida com a administração de GH, este benefício é perdido pela piora da resistência insulínica induzida pelo GH. Além disso, a administração de GH foi acompanhada de outros efeitos colaterais, como retenção hídrica, artralgias e síndrome do túnel do carpo.
Nesse sentido em geral não se justifica a aplicação do GH para a perda de peso, aguarde mais algumas correlações de hormônios. Se possível estarei disponibilizando o link para o artigo que esta sendo base para esses textos com o titilo eixos hormonais na obesidade: causa ou efeitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário