quarta-feira, 1 de julho de 2009

Exercício físico aeróbico

Hoje vou falar sobre as modificações bioquímicas que ocorrem quando o corpo está em movimento e irei explicar porque o melhor exercício para emagrecer é o exercício aeróbico. Diferente de outros posts que fiz até aqui, o foco aqui será um pouco mais bioquímico e serei um pouco mais técnico, pois dar informação básica sobre exercício cabe ao grupo de exercício.

Um indivíduo bem alimentado não consegue armazenar glicogênio suficiente para atender às necessidades de energia de corridas de longa distância, por exemplo. O quociente respiratório, a razão entre dióxido de carbono exalado e oxigênio consumido, cai durante a corrida de longa distância. Isso indica a mudança progressiva de oxidação de glicogênio para ácidos graxos durante uma corrida. Lipólise aumenta gradualmente à medida que os estoques de glicose são esgotados, e, como no estado de jejum, músculos oxidam ácidos graxos preferencialmente à glicose. O aumento de AMP, devido à demanda de ATP também ativa AMPK, que fosforila e inativa acetil-CoA carboxilase. Isso, juntamente com um aumento de ésteres acil-CoA de cadeia longa, que são efetores alostéricos negativos de acil-CoA carboxilase, reduz a síntese de malonil-CoA. AMPK também ativa malonil-CoA descarboxilase, removendo malonil-CoA. Isso permite maior atividade de CPT1 e de oxidação de ácidos graxos para fornecer ATP para a contração muscular. É interessante que o exercício também tem efeitos sobre a ativação de AMPK mediada pelo fígado. Fosforilação de acetil-CoA carboxilase, malonil-CoA descarboxilase e glicerol-3-fosfato aciltransferase pela AMPK direciona ácidos graxos para a oxidação e afasta de esterificação para triacilglicerol. Diferentemente do jejum, entretanto, há pequeno aumento na concentração sanguínea de corpos cetônicos durante o exercício, porque a produção hepática de corpos cetônicos é equilibrada pela oxidação de corpos cetônicos no músculo para obtenção de energia.

Portanto, vemos que o mais importante é que o corpo vai realizar lipólise para suprir os músculos com energia, diminuindo assim o tecido adiposo. Por isso exercício aeróbico é recomendado para o emagrecimento.

Referência bibliográficas : Manual de bioquímica com correlações clínicas (Devlin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário