quinta-feira, 2 de julho de 2009

Analisando o papel dos hormônios na obesidade (Eixo Tireotrófico)


Diante da importância dos hormônios tireoidianos na regulação da termogênese, a dinâmica desse eixo na obesidade já foi bastante estudado. Nesses estudos se demonstrou que em estado energético de balanço neutro, os níveis de TSH, T4 e T são normais. As alterações clássicas descritas são encontradas no estado de jejum (aumento de RT3 e redução de T3) e no estado de hiperalimentação (aumento de T3 e redução de RT3), encaradas como respostas que tentam manter o peso corporal.
Nesse sentido torna-se bastante claro que na analise desses hormônios deve-se considerar o estado de alimentação, sendo a flutuação desses hormônios uma tentativa de manter o peso corporal. Entretanto uma coisa pode intrigar o autor porque não se utilizar de uma reposição de T3 para induzir a termo gênese e assim reduzir o acumulo de calorias, isso já foi usado.
Vários estudos foram conduzidos com administração de hormônios tireoidianos a obesos em dieta restrita, na tentativa de reverter as alterações metabólicas que conduzem à redução da taxa metabólica basal (TMB). Diversos estudos utilizaram doses elevadas de T3, obtendo-se aumento do nível sérico de T3 e correlação negativa com o peso final.
A reposição de T3 a obesos com restrição calórica moderada ocasiona aumento da TMB e maior perda de peso, mas somente em doses altas associadas a sérios efeitos adversos cardiovasculares e excessivo consumo de massa muscular .
Essa situação como a do HG já demonstrado anteriormente demonstram a dificuldade de se optar por uma suplementação hormonal para a perda de peso. Esses textos são uma resumo bastante livre do artigo da mencionado que esta disponível no link a baixo. Recomendo a leitura para esclarecer eventuais duvidas.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000100007&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário