sábado, 23 de maio de 2009

Obesidade e anormalidades cardiovasculares

Apesar de controvérsias que por muito tempo persistiram, estudos mais recentes têm demonstrado uma clara relação entre excesso de adiposidade e aumento da mortalidade. Principalmente nos países industrializados, a obesidade tem se mostrado diretamente associada a algumas das principais causas de morte, como a doença cardíaca, certos tipos de câncer, acidente vascular cerebral e aterosclerose. De acordo com varios estudos, a mortalidade associada à obesidade decorre de lesões no sistema vascular. Essas lesões, que favorecem a ocorrência de eventos cardiovasculares, se devem ao fato da obesidade estar diretamente associada a condições tais como dislipidemia, diabetes e hipertensão arterial.
Em paises, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, assim como também no Brasil, a importância da obesidade como fator de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares tem se tornado cada vez mais evidente, uma vez que a obesidade vem aumentando a cada dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, um terço da população adulta encontra-se acima do peso desejado e calcula-se que nos ultimos quinze anos a média de peso corporal dos adultos americanos aumentou em 3,5 Kg.
Em 1983, foi estabelecida a relação entre o grau de obesidade e a incidência de doença cardiovascular (DCV), através da publicação dos resultados da avaliação em 5.209 homens e mulheres que participaram do estudo de Framingham. Apesar desse estudo constatar que a obesidade se mostre como fator de risco independente para DVC, é importante ressaltar a existência da forte associação entre obesidade, dislipidemia, hipertensão arterial, intolerância à glicose e hipertrofia ventricular esquerda. Nesse mesmo estudo, apenas 8% e 18% das mulheres portadores de excesso de peso acima de 30% do peso ideal mostravam-se livres destes clássicos fatores de risco cardiovascular.
Outro estudo muito importante, chamado "Nurse's Study", evidencia o papel da obesidade na ocorrência de doença coronariana em mulheres.
Embora ainda não se encontrem resultados de estudos epidemológicos provando que o tratamento da obesidade reduz o risco de problemas cardiovasculares, não há dúvidas de que a redução de peso é determinante para combater os demais fatores de risco.
Bibliografia:
ZANELLA, Mria Teresa. Obesidade e anormalidades cardiovasculares. In: Obesidade. São Paulo: Lemos Editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário