quarta-feira, 6 de maio de 2009

Boa noite a todos.


Gostaria de me apresentar sou Roney Vargas, estudante de medicina da UnB, e estarei colaborando nesse blog durante alguns meses, então sejam muito bem vindos a esse espaço que busca discutir diversos aspectos dessa problemática de Saúde Publica. Essa problemática não é restrita aos países “desenvolvidos” ou ao Brasil, mas sim, esta presente em todo o mundo.

Construir um panorama da evolução da obesidade no Brasil é difícil devido à baixa produção de pesquisas relacionadas aos problemas nutricionais merecendo destaque a Estudo Nacional sobre Despesas Familiares (ENDEF), realizado entre 1974 e 1975; a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN), de 1989; e mais recentemente, a Pesquisa sobre Padrões de Vida (PPV), desenvolvida em 1997.

Entretanto é latente que a America latina como um todo vem sofrendo um rápido processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional nesses últimos vinte anos, nesse contexto a obesidade se consolidou como um agravo nutricional associado à incidência de hipertensão arterial, diabetes e câncer alterando o perfil de morbi-mortalidade das populações.

Para ter idéia da dimensão desse agravo que compromete a qualidade e quantidade de vida das populações a professora Ferreira V. faz menção em seu artigo “Obesidade e pobreza: o aparente paradoxo” que Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a obesidade já atinge 7,0% da população mundial e o sobrepeso cerca de 14,0 a 20,0%.

Nesse sentido que tal uma sugestão rápida de uma enquete do Ministério da Saúde que avalia a sua alimentação. Acesse o link do ministério da saúde para avaliar sua alimentação http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php. Depois siga as recomendações para alterar seu estilo de vida e procure regularmente um medico ou nutricionista para evitar que você faça parte dessa estatística.

Busque os artigos que serviram de base para esse texto

FERREIRA, Vanessa Alves; MAGALHAES, Rosana. Obesidade e pobreza: o aparente paradoxo. Um estudo com mulheres da Favela da Rocinha, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, Dec. 2005 .

KAC, Gilberto; VELASQUEZ-MELENDEZ, Gustavo. A transição nutricional e a epidemiologia da obesidade na América Latina. Cad. Saúde Pública , Rio de Janeiro2009 .


Espero que tenha sido prazerosa a leitura e aguarde mais informações e dicas sobre o tema, um abraço.

2 comentários:

  1. Serviço de utilidade pública. hehe
    Ótimo post, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigos, fiz o teste e não me saí bem, preciso rever os meus hábitos!

    gostei!

    ResponderExcluir